Como ser rico

Como ser rico? Conheça os 6 pilares

Toda a ideia de como ser rico é composta por uma estrutura de seis pilares que asseguram a rigidez e segurança da sua saúde financeira. Cultivando estes pilares, o objetivo de se tornar rico fica menos mistificado e cada vez mais palpável.

É muito importante ressaltar que isso tudo faz parte de uma metodologia mundial chamada CFP, que significa Certified Financial Planner, Planejador Financeiro Certificado, em livre tradução. Ou seja, é uma forma estudada, pensada e organizada para estruturar toda a vida financeira das pessoas praticada por diversos profissionais certificados no Mundo.

Esses 6 pilares são:

Educação Financeira

Educação financeira é o ponto chave de todo próximos pilares que seguem, porque ele dá sustância a todos os outros. Sem educação financeira você não conseguirá alcançar nenhuma das outras bases necessárias para uma vida financeira saudável.

A educação financeira torna-se essencial para uma família tentar decidir como equilibrar seu orçamento, comprar uma casa, financiar a educação dos filhos e garantir uma renda quando os pais se aposentarem. Com o estudo crescente nesta área, a educação e a conscientização financeira se tornam cada vez mais importantes para o seu bem-estar financeiro.

 

Aposentadoria

A sua situação financeira provavelmente mudará quando você se aposentar. É provável que sua renda caia consideravelmente e dados apontam que nossos padrões de gastos geralmente mudam à medida que envelhecemos pois isso tem relação direta com nosso estilo de vida. O planejamento é o primeiro passo para colocar em prática qualquer plano. Quando a hora certa chegar, quem tiver elaborado um orçamento para a aposentadoria com certeza vai se encontrar em uma situação muito mais cômoda de quem não teve a mesma expertise.

Não espere até se aposentar para lidar com as alterações nas suas finanças. Muitas dessas mudanças podem ser estimadas e preparadas com antecedência, inclusive planejando o quanto de renda você quer ter na aposentadoria! Ao elaborar um orçamento dedicado para sua renda futura o mais cedo possível, você terá uma sensação de controle muito maior sobre a situação futura.De qualquer forma, você sempre deve revisar seu orçamento para avaliar os % utilizados para curto, médio e longo prazo e assim fazer os ajustes necessários. 

Gestão de Investimento

Esse é o pilar mais procurado pelos clientes da Martello EF de como ser rico. Sabe por que isso acontece?
Porque falar sobre ganhar mais dinheiro é muito prazeroso. É importantíssimo lembrar que essa é apenas uma das bases necessárias para o sucesso financeiro.
Quando a sua Educação Financeira está devidamente equalizada, o dinheiro que entra na sua conta é superior ao que sai, sua reserva de emergência já estiver formada, somente então realmente chegou a hora de dar o próximo passo rumo ao a sua expansão financeira. Caso este cenário ainda não seja realidade, você deve se concentrar primeiramente na educação financeira afinal, de que vale ter dinheiro investido e em uma eventual emergência ter que entrar no cheque especial ou usar todo limite do cartão para ter dinheiro naquele momento?

Gestão de Ricos e Seguros

Um plano financeiro bem construído tem algumas partes muito bem estruturadas, tais como: a criação, acumulação e preservação de riqueza. 

O gerenciamento de risco aparece justamente para nos precaver de possíveis situações futuras, assegurando assim a preservação do nosso plano financeiro.
Todo o planejamento financeiro é feito supondo-se que você continuará com boa saúde, com renda e terá um prazo esperado para atingir as metas estabelecidas mas imprevistos podem acontecer, não é mesmo?
A preservação da riqueza, nesse contexto, assume a forma de seguro de risco: avaliando suas circunstâncias e garantindo que não somente seu patrimônio atual mas também a realização de seus objetivos estejam protegidos, aconteça o que acontecer! A gestão de riscos é um meio simples de se precaver de alguns dos riscos da vida, direcionado principalmente para quem quer proteger a sua família de qualquer fatalidade. 

Planejamento Fiscal

O planejamento tributário e fiscal é um artifício contábil e legal que auxilia o cidadão a ter benefícios com impostos, seja economizando, abatendo ou restituindo. Ele de forma otimizada a fim de suavizar a carga de tributos pagos, aplicado sempre sobre medidas legais.

 Um empreendedor, seja pessoa física ou jurídica, que arquiteta os seus passos tem maiores chances de obter sucesso e para isso as questões fiscais jamais podem ficar em segundo plano. Todos os fatores e mínimos detalhes corroboram para a boa execução da sua vida financeira.

Planejamento Sucessório

Em um panorama familiar, o passar do “bastão” financeiro é, com certeza, uma assertiva. Talvez nenhum desafio tenha tanto potencial para exaltar os ânimos tanto quanto a realização de um planejamento sucessório, principalmente porque envolve um momento difícil da realidade que todos devemos encarar. 

E como se as questões econômicas, emocionais, legais e técnicas não fossem espinhosas o suficiente, poucas pessoas conseguem manter a estabilidade financeira pré-estabelecida até a segunda geração de herdeiros. Por mais relutantes que possam ser as famílias em resolver o problema, a saúde e a longevidade no patrimônio de uma família depende de um cuidadoso planejamento sucessório. Fazer um bom planejamento em vida vai ser muito mais prático, barato e, com certeza, menos doloroso.

Quantos e quais desses pilares você já tem totalmente implementado em sua vida financeira? Consegue perceber o quanto faz sentido e é importante ter tudo isso estabelecido? 

Se você já tem alguns pilares de como ser rico, podemos ajudar a potencializá-los, se você ainda nãos os tem, será um prazer ajuda-lo a construí-los com todo cuidado e planejamento! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Falar no WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?