Energia elétrica: pare de rasgar dinheiro!

Enfiar o dedo na tomada não deve doer tanto quanto o que vemos de dinheiro jogado fora com energia elétrica! 

Não é novidade para ninguém que manter as contas em dia ajuda, e muito, a mantermos o nosso bem-estar físico e emocional, assim como o dos nossos familiares. Uma grande questão nisso tudo: como podemos reduzir as nossas despesas mensais? Com certeza não é uma pergunta simples e que pode ser respondida com apenas um texto. No entanto, como diz um popular provérbio chinês: “a caminhada dos mil passos sempre começa com o primeiro”. Dito isso, podemos começar a praticar com pequenos passos nas nossas despesas domésticas, sendo a energia elétrica uma fixa e recorrente que pode facilmente ser enxugada com medidas muito simples!

Vamos lá?

Tipos de lâmpada

Dependendo do tipo de lâmpada que você usa, o consumo de energia varia demais. Hoje em dia as lâmpadas de LED são muito comuns, o seu preço está bem baixo e, melhor ainda, são encontradas em praticamente todas as lojas! Ou seja, por um investimento baixo para adquirir esses itens, você faz um plano a longo prazo para substituir as lâmpadas incandescentes, fluorescentes, dicroica, pelas de LED e começa a economizar no valor da sua conta de luz logo no primeiro mês. Sabemos que dependendo da quantidade total de lâmpadas a serem trocadas, fazer esta transição completa pode ser um processo bastante custoso. Recomendamos nesse caso a transição gradativa, onde preferencialmente as novas lâmpadas sejam instaladas nos cantos mais movimentados da casa, onde são mais utilizadas. 

Sensores de presença

Deixar uma lâmpada por muito tempo acesa pode trazer algumas surpresas desagradáveis no fim do mês, ainda mais se ela não for de LED! Vamos dar um exemplo de como isso pode acontecer: uma pessoa sai para trabalhar de manhã e só chega em casa quando já escureceu. Ao retornar, para manter a segurança, a presença de uma luz para abrir a porta é essencial e, para isso, ela deixa a lâmpada acesa o dia inteiro! Ela fica acesa mais de 8 horas no dia para ser usada somente alguns segundos. 

Para esses casos existem os tão úteis sensores de presença, que são imediatamente acionados quando sentem a presença de alguma pessoa no cômodo. É importante ressaltar que grande parte desses produtos possuem uma grande possibilidade de configurações onde é possível determinar a sensibilidade do sensor, quanto tempo a lâmpada ficará ligada, se ligará somente na ausência de luz natural, etc, o que faz com que ele seja ainda mais adaptável ao seu perfil.

Filtro de linha

O filtro de linha, além de possibilitar que múltiplos aparelhos consigam ser utilizados em única tomada, também facilita o desligamento geral de todos o equipamentos que estão conectados. Um único botão funciona como um bom atalho para economia de energia! Você não necessita fazer uma longa lista de “coisas a desligar”, menos ainda um grande esforço! Ao invés disso, toda a operação fica reduzida a um clique: é só desligar a o filtro de linha e todos os equipamentos ligados ali desligarão, poupando energia daquelas luzinhas que antes ficavam acesas, mesmo quando ninguém estava usando o aparelho! Além dessa facilidade para economizar com energia, muitos modelos de filtro vêm acompanhados de um fusível interno que protege os demais dispositivos, ou seja, se algo acontecer na rede elétrica nenhum aparelho será danificado e basta trocar o fusível, que custa centavos, para que tudo volte a funcionar normalmente.

Timer de chuveiro

Partindo do fato que o chuveiro elétrico é uma das coisas que mais gastam energia elétrica em uma casa, chegando ao ponto de 1 minuto de chuveiro consumir mais energia do que oito horas de uma TV ligada, a atenção com ele deve ser total!!! Muitas pessoas ainda usam o tempo embaixo do chuveiro para fazer outras coisas como se depilar, fazer a barba, escovar os dentes… isso aumenta consideravelmente o tempo do banho, impactam na conta de energia no final do mês, além de impactar bastante o meio-ambiente com todo o desperdício. Para estipular um tempo exato para o chuveiro, o timer contabiliza quantos minutos o chuveiro irá funcionar! Uma excelente maneira para controlar o gasto excessivo, além de contribuir significativamente para a conscientização de todas as pessoas que compartilham a mesma casa.

Conclusão

Para finalizar, vale a pena lembrar que além dos efeitos benéficos no corte de despesas, a economia de luz também assegura um futuro mais sustentável do meio-ambiente para as gerações futuras. Agir com uma mentalidade otimizada se traduz nas pequenas ações do nosso cotidiano, desde o quanto tempo deixamos a porta da geladeira aberta, até quanto controlamos o nosso tempo debaixo do chuveiro.

 

Essas são somente algumas das muitas dicas que temos! Com certeza elas podem te ajudar a colocar ainda mais a sua vida financeira em dia! E ainda mais longe nessa onda de não bobear na hora de pagar as contas, não deixe de conferir o nosso texto sobre Gastos Invisíveis.

 

Gostou? Então compartilhe com as pessoas para que elas também tenham acesso a este e outros conteúdos que preparamos com total carinho e atenção. Nos acompanhe também nas redes sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Falar no WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?