Pirâmide Financeira e Ponzi

É importante dizer que tanto um quanto outro são fraudes. No entanto, muitos desses esquemas surgem com mercados não regulamentados, o que torna difícil a atuação das atuoridades e condenção dos fraudadores.  

Outro ponto relevante é que eles também são diferentes do marketing multinível, que é um modelo de negócio legalizado e consiste em venda de produtos e/ou serviços. 

Vamos falar um pouco sobre cada um deles para que você não caia em algumas armadilhas muito bem elaboradas!

Visão geral entre Esquema da Pirâmide e Ponzi

Os esquemas de Pirâmide e Ponzi têm muitas características semelhantes, dentre algumas delas: indivíduos com muito conhecimento em determinado nicho de mercado montam um esquema para que indivíduos sem muito conhecimento sobre os sistemas sejam persuadidos por representantes que prometem retornos extraordinários em troca de uma contrapartida, o investimento! No entanto, ao contrário de um investimento tradicional de mercado, esses tipos de esquemas são sustentáveis para oferecer os lucros ou ganhos consistentes apenas enquanto o número de investidores continuar aumentando ou quando a base da rede é muito estável. O problema ocorre quando o número de associados diminui, reduzindo consideravelmente os ganhos, podendo resultar até mesmo em enormes prejuízos.

De uma forma simplista, os esquemas de Ponzi e Pirâmide são auto-sustentáveis, desde que as saídas de caixa (pagamento dos resultados prometidos) possam ser mantidas com a entrada de novo dinheiro no esquema. As diferenças básicas surgem no tipo de produtos oferecidos e na construção das duas manobras, mas ambos podem ser devastadores caso o esquema seja quebrado.

Ponzi

O esquema de Ponzi oferece serviços fraudulentos, principalmente na área de gestão de investimentos. Basicamente, os investidores contribuem com dinheiro para o “gerente de portfólio” que promete a eles um alto retorno e, quando querem seu dinheiro de volta, são pagos com dinheiro resultante de investimentos das novas pessoas que entram no esquema. Quem organiza esse tipo de fraude geralmente é responsável por controlar toda a operação. Resumindo: eles simplesmente transferem fundos de um cliente para outro e renunciam a qualquer atividade real de investimento.

Como os golpistas ganham o dinheiro deles? Geralmente usufruindo de parte de todo o dinheiro que entra e, na maioria dos casos, quando acumulam uma grande quantia investida, simplesmente param de pagar os investidores e somem com o dinheiro. Para ficar ainda mais difícil de serem condenados pela justiça, costumam usar produtos que não são regulamentados no mercado. A título de curiosidade, em 2019 houve uma grande febre em bitcoins, que fez inúmeras vítimas com vários esquemas Ponzi criados.



Esquema da Pirâmide Financeira

O esquema de Pirâmide, por outro lado, é estruturado de forma que o planejador inicial precise recrutar outros investidores ou representantes que, por sua vez, continuarão a recrutar outros, e esses mais alguns e assim por diante, criando muitos níveis de estrutura. Às vezes, haverá um incentivo apresentado como uma oportunidade de investimento. Em geral, cada investidor paga uma quantia à pessoa que os recrutou pela chance de entrar no esquema. Esse, por sua vez, deve compartilhar o pagamento com aqueles que estão nos níveis mais altos da estrutura da pirâmide, perpetuando o sistema. 


Dessa forma o pirâmide apresenta uma possibilidade de multiplicar os rendimentos: quanto mais pessoas abaixo de sua rede, maiores eles serão, diferente do esquema Ponzi, que promete altos ganhos mas a uma determinada taxa fixa. 

 

Fica claro que a chance de grandes ganhos está no topo da pirâmide financeira. Quem constrói uma boa base de relacionamentos, novamente com entrantes a todo momento, tem chance de acumular um bom capital. 

 

Vale ressaltar que a pirâmide financeira também é fraude. 



Marketing Multinível

O Marketing Multinível é um modelo de negócio legal e está nesta publicação justamente para desmistificá-lo e separá-lo dos golpes e fraudes existentes. 

 

Neste modelo existe a venda e entrega efetiva de um produto / serviço a consumidores. No entanto, qualquer afiliado pode aumentar os seus ganhos recrutando novos distribuidores para fazerem parte de sua rede, colocando-os abaixo dele. Esses novos entrantes, por sua vez, devem fazer a mesma coisa: vender os produtos e serviços e recrutar novos distribuidores, tornando o sistema cada vez mais robusto e sustentável. 

 

Ele se assemelha ao esquema da pirâmide financeira, mas aqui existe a entrega de um produto ou serviço e as empresas são constituídas, têm uma estrutura, produtos legais e outros fatores que amparam todos os que fazem parte dela, desde os clientes aos representantes. Dessa forma, caso exista qualquer problema legal, as possibilidades de uma atuação judicial aumentam, assim como as chances de reaver as perdas e direitos.  



Considerações Finais

Tanto o Esquemas de Pirâmide Financeira quanto o de Ponzi envolvem uma arquitetura que se aproveita de indivíduos sem conhecimento na área, prometendo-lhes retornos extraordinários em troca de seu dinheiro.

 

Com o esquema Ponzi, os investidores dão dinheiro a um gerente de portfólio. Então, quando eles querem seu dinheiro de volta, são pagos com os fundos recebidos com contribuições dos novos investidores entrantes.

Com o Esquema de Pirâmide financeira, o planejador inicial recruta outros investidores que, por sua vez, recrutam outros investidores e assim por diante. Os investidores que ingressam mais tarde, pagam à pessoa que os recrutou pelo direito de participar.

 

O marketing multinível tem algumas semelhanças com o sistema de pirâmide mas é regulamentado, geralmente tem uma entidade jurídica bem estruturada e sempre conta com um produto ou serviço para entrega, ou seja, não há nada de ilegal ou fraudulento. 

 

Esperamos que com essas dicas você fique muito mais atento e não se deixe levar quando prometerem rendimentos maravilhosos e, principalmente, fáceis e sem risco. Sempre se lembre que no mercado financeiro existe uma grande máxima: para maiores ganhos a expectativa de riscos também é maior. 

Compare os rendimentos oferecidos com os juros do mercado e suspeite caso sejam discrepantes. Busque informações, procure a opinião de especialistas de grandes e conceituadas empresas do mercado e em alguns casos o mais prudente é realmente abrir mão da “oportunidade”. 

 

Gostou? Então não deixe de acompanhar a Martello Educação Financeira em todas as redes! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Falar no WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?